Vagas de Empregos
Categorias
Busca

Curso Para Instrutor de Auto Escola

Visando melhorar a qualidade e o preparo dos motoristas brasileiro, no dia 2 de agosto de 2010, o então presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva sancionou a Lei 12.302 que regulamenta o exercício da profissão de Instrutor de Trânsito (ou Instrutor de Auto Escola).

Para torna-se instrutor, o candidato deve ter idade mínima de 21 anos, 2 anos de habilitação legal para condução de veículo (o ano de carteira provisória não conta) e, no mínimo, 1 ano de habilitação na categoria “D”, que permite a condução de veículo utilizado para transporte de passageiros cuja lotação exceda 8 lugares, excluindo o motorista.

Deve ter concluído o ensino médio, não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito gravíssima nos últimos 60 dias, e nem ter tido a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada, além de ter participado de curso de direção defensiva e primeiros socorros.

E claro, é necessário possui certificado de curso de Instrutor de Trânsito realizado em uma instituição reconhecida pelo DETRAN do seu estado.

O curso tem duração de 180 horas e habilita o candidato a exercer a função de Instrutor Teórico e Prático, nos Centros de formação de condutores, sendo o responsável direto pela formação de candidatos à habilitação e pela atualização e reciclagem de condutores.

Para que seja aprovado, o aluno deverá obter nota igual ou maior que 7,0 e tem que ter comparecido a, pelo menos, 90% das aulas de cada módulo. Após realizado o curso, os certificados são encaminhados ao DETRAN do seu estado para registro, e só então será entregue ao aluno. Este tempo demora em média, 30 dias.

O investimento para quem quer se tornar instrutor de auto-escola é de cerca de R$1.200,00. E a remuneração da categoria não é muito satisfatória, em São Paulo, o piso da categoria é de R$1.200,00, mas em muitos estados o valor pago pelas auto-escolas é bem inferior. Entretanto, o instrutor pode ganhar um dinheiro extra com aulas particulares para seus alunos.

 

Se você gostou deste post, considere fazer um comentário ou inscrever-se em nosso feed RSS para ficar por dentro das últimas novidades de nosso site.

Deixe um comentário


− 2 = 1